terça-feira, 27 de maio de 2025

QUE COISAS LINDAS, ESTAS CHAVALAS

 

Nas minhas observações ao que nos rodeia, não consegui ignorar a grande moda do vestuário. Estas chavalas dos quinze aos vinte e poucos anos têm um gosto completamente alienado.

Andam todas excitadas com os looks vintage (leia-se anos 80) mas quando se juntam os elementos todos, lindos em separado, o resultado é desolador. Veja-se os cabelos delas, alguns eles, ou aqueles que não são nem carne nem peixe, pintados como se tivessem sido utilizados como pincel para pintar murais, ou grafittis.

Dois exemplos.

Um é a pancada se andarem com os chinelos de piscina ou os felpudos de quarto com meias, em dia de chuva e de frio. Sinceramente, não sei quem lhes disse que ficavam muita cools com aquela mistura que não condiz com nada. Só nas cabeças atrofiadas pelas influenciadoras, igualmente maradas.

Outro exemplo, é com tempo quente, vestirem uns calções que pouco tapam, com os bolsos interiores pendurados, vestindo em simultâneo, casacos de pele falsa, como se estivéssemos na Sibéria. Só pode ser para o público rir do espetáculo que oferecem.


 Todas estas variáveis são completadas com o utensílio indispensável: o telemóvel.

Assim sendo, depois das avós delas nos anos 60 e das mães nos 80, nunca mais houve bom gosto. Note-se que bom gosto não passa por griffs, ou marcas, mas pelo conjunto da roupa usada.

Agora impera o mau gosto, a mania do exibicionismo e a influência do Tik Tok, com tudo o que de mau transporta para mentes ainda em formação e altamente inconstantes.

Mas, eles são outros que tais. Calças abaixo das cuecas, chinelos com meias, camisolões com gorro, durante o ano todo, com bolsas que parecem pochetes onde guardam os charros e umas faquitas, todos com óculos escuros em dias de temporal.

Tudo isto completado com o indispensável télele, usado não no ouvido, mas deitado na frente das beiças. Coisas parvas.

Isto é de loucos. É insano e mau agoiro para o futuro. Que raio de mães e pais vão ser no futuro?

Antes de terminar, um sarcástico comentário complementar. Novas ou velhas todas andam de tênis, umas pelo conforto, outras pela moda e outras ainda para não terem de alterar a estética das combinações do vestuário e para ocultarem ou não, as tatuagens. Algumas são horrorosas, outras mal desenhadas e, outras ainda, não fazem sentido nenhum.

Resumindo, quanto mais atual é a sociedade, pior o gosto pela imagem pessoal, pela beleza do aspeto e pelo egoísmo. São felizes por serem parvos? Deixá-los ser. O nosso tempo, na idade deles já foi. Mas, preferi as desajeitadas do meu século.

Por falar em século vinte, estes disparates são replicados com velhas com perturbações da personalidade que se acham novitas, aumentando o nível da risada, pelo ridículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário