quinta-feira, 11 de julho de 2019

A MINHA MÃE BEM ME DISSE, MAS…


A MINHA MÃE BEM ME DISSE, MAS…


Quando era pequenito e a minha mãe me perguntou o que gostava de ser quando fosse grande, respondi-lhe que gostava de ser ladrão, para ter coisas boas. Ela, toda respingona respondeu:
– Filho, vai mas é para juiz ou advogado que te divertes mais e nunca és apanhado, nem preso!
A minha mãe bem me disse, mas…

Quando era um pouco mais grandito e a minha mãe me perguntou, outra vez, o que gostava de ser quando fosse grande, respondi-lhe que gostava de ser machão, para ser conhecido. Ela, toda respingona respondeu, outra vez:
– Filho, vai mas é para maricas que te és famoso, vais para a televisão e o Estado defende-te!
A minha mãe bem me disse, mas…

Quando era já muito grandito e a minha mãe me perguntou, com mais austeridade, o que gostava de ser quando fosse grande, respondi-lhe que gostava de ser advogado ou médico. Ela, toda respingona e assanhada, respondeu, mais agressiva:
– Filho, vai mas é para deputado que roubas às descaradas e estás superprotegido por um gangue de semelhantes e nunca serás preso!
A minha mãe bem me disse, mas…

Quando era um teenager marado e a minha mãe me perguntou, outra vez o que gostava de ser quando fosse grande, respondi-lhe que gostava de ser professor ou enfermeiro. Ela, toda exasperada, gritou-me:
– Filho, vai mas é para a gandaia que o Estado trata de ti e não vale a pena esforçares-te para teres boa vida. Viver dos apoios sociais é a melhor coisa do mundo!
A minha mãe bem me disse, mas…

Quando fiz os 21 anos, a minha mãe perguntou-me outra vez, com ar austero o que gostava de ser daí a uns anos, respondi-lhe que gostava de ser empregado de um partido ou de uma câmara grande. Ela, toda irritada respondeu:
– Filho, vai mas é para jornalista ou político que vives no encosto e podes chegar a primeiro-ministro! Já vais tarde, mas pode ser que tenhas sorte.
A minha mãe bem me disse, mas…

Quando tinha 30 anos, a minha mãe perguntou-me, pela última vez o que gostava de ser quando fosse mais velho, respondi-lhe que gostava de ser psicólogo ou polícia. Ela, cabisbaixa, respondeu:
– Filho, vai mas é para drogado porque tens apoio a vida toda, não mexes uma palha e tens muita gente que se preocupa contigo e te ajuda!
A minha mãe bem me disse, mas…

Agora, que a minha mãe morreu e ninguém me pergunta o que quero ser quando tiver 45 anos e acabar a reconversão profissional do primeiro emprego, já não vou poder dizer que gostava de ser eu mesmo, porque ninguém me vai responder:
- Filho, tenta é ser outro e viver de aparências porque tu próprio não contas. És um mero número para Bruxelas…
A minha mãe bem me disse, mas….

Concluindo, quem aos 20 não é, e aos 30 não tem, aos 40 é um Zé Ninguém! Não adianta estudar ou ser analfabeto, porque sem encosto ou cunha nunca se chega a lado nenhum. A minha mãe bem me disse, mas…


Fernando de Sucena
Imagem: (piada retirada de perfil do Facebook)



reproduzido com autorização do XOKBLOG
https://xokmagazineblog.wixsite.com/xokmagazine



Sem comentários:

Enviar um comentário